Dentística

Clareamento a laser

Na Clínica Montoni Utilizamos um gel clareador de dentes de alta potência. É possível clarear um ou mais dentes numa única sessão que dura em média 45 a 60 minutos.

Clareamento Caseiro

Utilizam-se moldes de silicone personalizados. Dentro dessas moldeiras é colocado o produto clareador, de baixa concentração, diariamente antes de dormir. O tratamento pode durar entre 15 e 30 dias.

Restauração

Dentes que eram restaurados apenas com amálgamas, agora podem ser substituídos por resina, que são praticamente da cor dos dentes e ficam mais naturais. Na Clínica Montoni avalia-se qual o estado da restauração e como a cárie está instalada no local. Cada paciente exige um tratamento diferente e a eficácia também depende de como a higiene bucal é realizada.

Lentes de Contato

Na Clínica Montoni utiliza-se um revestimento de resina ou porcelana de primeiríssima qualidade que envolve apenas a face frontal dos dentes. Age como uma capa que corrige a cor e o formato dos dentes. É recomendada geralmente por motivos estéticos, onde há presença de dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal, além de poder também corrigir o aspecto anatômico de dentes mal formados ou mal posicionados.
Implantodontia

Os cuidados bucais podem influenciar no sucesso pessoal e profissional. Manter os dentes bonitos e fortes eleva a autoestima e proporciona qualidade de vida.

O implante elimina a insegurança associada à dentadura ou pontes móveis. A prótese fixa dá maior estabilidade para a realização de funções básicas do dia a dia, como a mastigação e a articulação. Implantes dentários osseointegráveis são parafusos confeccionados em titânio puro que podem ser colocados dentro dos ossos maxilares, funcionando como fixação para diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente, de vários dentes, ou até mesmo de todos os dentes. Os pacientes costumam confundir implantes com próteses fixas; na realidade, implantes servem para substituir as raízes dos dentes, em situações de perda ou impossibilidade de aproveitamento destas.

A Clínica Montoni acumula casos de sucesso e o avanço das técnicas utilizadas nestes procedimentos tem grande influência no resultado final. Hoje em dia os métodos de inclusão são rápidos e em curto prazo seu sorriso é reconquistado.

Saiba mais sobre os implantes dentários:

O que são implantes osseointegrados?
É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica internacional. São, normalmente, parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados dentes artificiais (prótese dentária).

O que existe de mágico no titânio?
Nada. É um material usado em Ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica.

Em que situações não devem ser colocados? Apenas em duas situações: em pacientes com determinados problemas de saúde de ordem geral e quando não houver espessura e altura óssea suficientes para acomodar os implantes.

E quanto à idade?
Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.

Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível?
Sim. Dever ficar muito bem claro que esses procedimentos são relativamente novos, ainda não suficientemente testados, e só devem ser empregados em casos absolutamente necessários, com total conhecimento de todos os riscos e custos por parte do paciente.

Quanto dura a cirurgia para instalar o implante?
Normalmente, entre 30 a 60 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é dilatado.

Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relatam qualquer incômodo maior.

A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?
Para os casos de próteses totais, elas são colocadas 3 ou 4 dias após a cirurgia e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese. Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas.

A prótese fixada por implantes é melhor que a convencional "ponte móvel" e "dentadura"?
Sim. Pois não se soltam durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência.

Quanto tempo dura um implante? Qual a chance de dar certo?
Estudos demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e, 97%, no inferior.
Ortodontia alinhamento em menos tempo! A ortodontia é a especialidade que acompanha o crescimento e desenvolvimento da face e trata o mal posicionamento dos dentes e maxilares.

CAUSA

Dentes mal posicionados afetam a função mastigatória, e são difíceis de limpar, o que pode causar a perda precoce, por conta da deterioração e das doenças periodontais (gengivas). Dentes que não se encaixam e tortos podem também causar estresse nos músculos de mastigação, podendo levar a dores de cabeça e enxaquecas, síndromes da ATM e dores na região do pescoço, ombros, costas e nuca, sem falar na aparência estética, que fica prejudicada.

TRATAMENTO

O tratamento pode ser feito durante a dentição decídua (crianças ainda com dentes de leite) prevenindo o desenvolvimento de anormalidades ou na dentição mista (durante a troca de dentes de leite por permanentes) utilizando aparelhos fixos e, muitas vezes, aparelhos ortopédicos (móveis) para corrigir problemas na fase inicial do crescimento, alcançando ótimos resultados. Na dentição permanente o problema já está instalado e o tratamento é feito através da ortodontia corretiva com aparelhos fixos que podem ser metálicos ou estéticos (na cor do dente)
Prótese Dental
Na Clínica Montoni, após exames radiográficos, é feito um estudo reproduzindo os movimentos naturais da sua mastigação e com isto é possível diagnosticar onde há desarmonia oclusal, qual desconforto que é ocasionado e quais os tratamentos mais adequados. Além de devolver a função mastigatória do paciente, a reabilitação é um passo indispensável para a estética do sorriso.

No caso de próteses, na Clínica você encontra três tipos:

Removível – (Parcial ou Fixa)
Fixa (Coroas e Pontes)
Implantes
Periodontia Se sua gengiva sangrar, procure um periodontista!

Doenças periodontais, incluindo Gengivite e Periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente". É uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes.

Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa (película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes) começa a inflamar a gengiva.

No caso da Gengivite, a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto. A gengivite é causada por higiene oral inadequada, e é reversível com tratamento profissional e uma boa higiene oral doméstica.

Há indícios que a gengivite não tratada pode evoluir para periodontite. Com o tempo a placa pode se espalhar e crescer por baixo da gengiva. As toxinas produzidas pela bactéria da placa irritam a gengiva. Essas toxinas estimulam uma resposta inflamatória crônica, onde nosso organismo se volta contra si próprio, e os tecidos e o osso que suporta os dentes são atacados e destruídos. As gengivas se separam dos dentes, formando bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas) que se tornam infeccionadas. À medida que a periodontite avança, as bolsas se tornam cada vez mais profundas, e mais tecido gengival e osso são destruídos. Este processo destrutivo apresenta sintomas bastante brandos. Eventualmente, os dentes podem apresentar mobilidade, e ter de ser extraídos.



Endodontia A Endodontia é a especialidade odontológica popularmente conhecida como "tratamento de canal". De modo geral, as causa mais comuns para este tipo de procedimento são:

Dentes quebrados;

Cárie profunda;

Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

Na maioria dos casos, a cárie dentária é a principal causa dos danos pulpares. A cárie progride de tal maneira que alcança a polpa, provocando alterações e lesões irreversíveis, o que gera a necessidade do tratamento de canal. O procedimento consiste na remoção de todas as estruturas inflamadas de dentro do canal, com isso são eliminados os vasos sanguíneos e o nervo, deixando o canal vazio em um primeiro instante.

Na segunda parte do tratamento é realizado o fechamento do dente que é feito com vários materiais diferentes compactados para preencher todos os espaços do conduto radicular. A ausência de tratamento poderá ocasionar dores no local, inchaços, abscessos, problemas sistêmicos, bem como a perda do dente.

Terminado o tratamento e eliminada a inflamação, o dente perde a vitalidade, portanto não possui mais sensibilidade alguma.
Odontogeriatria Com o passar do tempo, normalmente depois dos 60 anos ocorre uma significativa mudança, sobretudo na musculatura facial, tornando-a mais flácida, afetando a mastigação, a articulação e, consequentemente o paladar. Na Clínica Montoni você encontra profissionais especializados no atendimento à terceira idade. Eles estão aptos para orientar na necessidade de uma visita periódica ao odontogeriatra que promove ao paciente uma vida mais saudável.
Halitose (Mau Hálito) Que o mau-hálito — ou halitose – é totalmente desagradável nós todos sabemos, mas o que nem todos sabem é que a forma de combatê-lo pode ser mais simples do que imaginamos. Em sua maioria esmagadora, os casos de halitose são decorrência da saburra lingual, uma camada viscosa e esbranquiçada (ou amarelada) que se forma sobre a língua e que equivale a uma “placa bacteriana lingual”, causando o mau-hálito.

Para eliminar a saburra basta intensificar a higiene bucal, dispensando à língua a mesma atenção que se dá aos dentes. Essa higiene pode ser feita com a própria escova dental – pode facilitar se ela for grande, com cerdas de dureza média – ou com limpadores específicos, em formato de arco. Os dois métodos são igualmente eficientes e devem ser escolhidos de acordo com a adaptação de cada um, já que a limpeza da língua muitas vezes pode provocar ânsias ou incômodos.

É importante deixar claro que, ao contrário do que se pensa, a famosa balinha de hortelã pode piorar o problema, assim como os bochechos (Listerine, Cepacol e outros). O que ocorre é que esses produtos contém substâncias (açúcar no caso da bala e álcool nos bochechos) que intensificam a proliferação bacteriana responsável pela formação da saburra, ou seja, aumentam o mau-hálito.
Cirurgia Oral Especialidade responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados a extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros.

É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, sejam cistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais.

Dentes inclusos

Os dentes do siso (últimos molares) são os dentes que mais se encontram inclusos, isto é, não erupcionam. Outras vezes, estes dentes encontram-se mal posicionados nas arcadas, devendo igualmente ser extraídos.

Estas peças dentárias poderão originar diversas complicações:

- cáries dentárias nos dentes adjacentes;
- patologias como cistos e tumores;
- parestesias (alterações da sensibilidade);
- pericoronarites (inflamação das mucosas;)
- apinhamento dentário (mal posicionamento dos dentes.)

Odontopediatria Cuidar dos dentes das crianças é essencial para que eles cresçam com dentes perfeitos quando adultos. O Odontopediatra cuida da saúde bucal das crianças. Eles são os responsáveis pela higiene oral dos pequenos que já tem dentinhos, dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esse profissional ainda durante a gravidez, enquanto tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter depois do nascimento. O tratamento para crianças também requer cuidado especial.
Reabilitação Oral A Reabilitação Oral é um dos mais recentes recursos utilizados para cuidar de forma ampla de toda a dentição do paciente.

Os pacientes que necessitam de reabilitações orais são aqueles que normalmente apresentam inúmeras queixas que variam desde ausência de dentárias, problemas de ordem muscular e até mesmo dores frequentes na face e cabeça.

Tais alterações podem promover um grande prejuízo estético e funcional ao paciente, comprometendo principalmente a beleza do sorriso e qualidade da mastigação dos alimentos.

A Clínica Montoni conta com uma equipe odontológica preparada para superar suas expectativas.

Consulte-nos! Teremos o maior prazer em atender você!




Resp. Téc. - Unid. Imirim - Dra. Juliana Rodrigues - CROSP 63505 - Resp. Téc. - Unid. Itaim - Dr. Marcio Henrique V. Montoni - CROSP 63506 icom.com.br